Início / Newsletter / 10 ideias de negócios lucrativos com potencial de crescimento rápido

10 ideias de negócios lucrativos com potencial de crescimento rápido

10 ideias de Negócio

A Maquijig mostra-lhe quais as áreas com crescimento mais rápido e expetativas futuras mais risonhas. Se pretende abrir uma empresa e ainda não decidiu que setor escolher, não perca este artigo. Ideal também para empreendedores que queiram abrir novas áreas de negócio ou mudar de ramo.

A Maquijig apresenta-lhe 10 ideias de negócios lucrativos baseadas numa pesquisa feita pelo IBISWorld, instituto de pesquisa americano, que identificou quais os mercados de crescimento mais acentuado nos Estados Unidos. E tal como o Facebook de Mark Zuckerberg, a rede social com mais adeptos; Steve Jobs e Wozniak, os cérebros por de trás da Apple; e Bill Gates, o senhor da Microsoft, entre outros exemplos incríveis, a grande maioria das grandes ideias tendem a vir do outro lado do Atlântico. Nós podemos adaptá-las ou modelar estes empreendedores e criar o nosso negócio de sonho.

O levantamento leva em consideração a receita anual desde 2008 e o desempenho esperado até 2018. Os negócios online são os que se destacaram neste estudo. As redes sociais e os smartphones vão ser os catalizadores deste cenário, segundo os pesquisadores.

– Jogos para redes sociais
Os jogos para redes sociais já deram provas de serem bastante viciantes para muitos utilizadores. Com o mercado de smartphones em crescimento, também o mercado dos jogos deve crescer 134,4%, segundo o estudo. Os pesquisadores projetam que o mercado tenha um crescimento anual de 16,9%, nos próximos cinco anos.

– E-books
O boom da tecnologia móvel, mais propriamente os tablets e telemóveis, impulsionou grandemente o mercado de livros digitais. Este estudo aponta que as editoras de e-books aproveitam títulos que já existem e novas obras no formato digital para expandir a sua área de atuação e conquistar novos clientes. O crescimento deve ser de 88,3%, com receita em 2013 de quase 7 mil milhões de dólares.

– Redes sociais
As redes sociais tornaram-se um fenómeno indiscutível e uma tendência para continuar com um futuro brilhante pela frente. Para os pesquisadores, sites como Facebook e Twitter encontrarão novas formas de ganhar dinheiro e continuarão a crescer em número de utilizadores. De acordo com o site SocialBakers, Portugal (lembrar que somos um país com pouco mais de 10 milhões de pessoas) conta com 4 713 400 de utilizadores, o que torna a “ocidental praia lusitana” no 39º país com mais utilizadores na maior rede social do Mundo. Na liderança deste ranking dos países com maior número de utilizadores no Facebook encontra-se o Brasil, com quase 30 milhões de utilizadores, seguido pela Índia, com mais de 21 milhões e do Japão, quase na marca dos 11 milhões de utilizadores. O crescimento anual da receita – apontado pelo pelo IBISWorld – ronda os 74,4%.

– Venda online
Calçado e vestuário deverão conquistar um lugar de topo na Internet durante os próximos anos. Espera-se para o mercado do calçado um crescimento de 17% e para o do vestuário um incremento de 55,6%. De acordo com este estudo, os consumidores estão a perder o medo de comprar este tipo de produto online, o que impulsiona claramente o crescimento. Além dos grandes players, outros sites mais específicos e focados estão a conseguir conquistar de forma fiel os seus clientes.

– Pagamentos online
O mercado de pagamentos online tem crescido nos últimos anos de forma paralela e, claramente, enquanto consequência do avanço do próprio comércio eletrónico. Novas marcas chegam ao mercado e-commerce, o que demonstra a necessidade da criação de novos softwares de processamento de pagamentos. O crescimento anual médio é de 43,2%. Além disso, estes novos softwares devem facilitar a compra através de telemóveis, ou seja, mais uma vez o mobile é a grande tendência do online.

– Venda online de cartões de boas festas
O mercado de giftcards e convites online está a crescer rapidamente nos Estados Unidos, com uma receita na casa dos 3 mil milhões de dólares, e um crescimento anual de 40%.

– Sites de impressão de fotografias
Este estudo estima que os sites para solicitar impressão online de fotos deverão ter uma receita de mais de 2 mil milhões de dólares em 2013, no mercado americano. Em Portugal existem poucas empresas a competir neste mercado, sendo uma boa área de investimento.

– Venda online de móveis e de peças decorativas
Este segmento tem crescido graças à evolução e profissionalização dos sites do mercado de moda, beneficiando da confiança incutida nos utilizadores na compra de vestuário e calçado online, refletindo-se essa mesma confiança na compra de móveis e objetos de decoração online. O crescimento, entre 2008 e 2018, deverá ser de 13,8%, ao ano. Para 2013, este mercado deve contar com uma receita de quase 8 mil milhões de dólares.

– Serviço de Fantasy Sports
Muito popular nos Estados Unidos, este serviço consiste em criar uma equipa de jogadores para um desporto, como por exemplo o futebol, e fazer apostas consoante as rodadas dos campeonatos. Os utilizadores podem criar equipas e competir com os amigos. Yahoo e ESPN têm jogos deste tipo, com uma previsão de crescimento de 13,1%, com receita em 2013 de mais de mil milhões de dólares. Em Portugal existe o site Liga Fantasy Futebol Portugal que já promove este serviço.

– Sites de recrutamento e seleção
Segundo as empresas deste setor de mercado, os sites de recrutamento têm vindo a revolucionar o mercado do emprego, fazendo com que toda a informação pessoal na Internet tenha de ser gerida de forma muito mais cautelosa. Plataformas como o LinkedIn deverão crescer rapidamente nos próximos cinco anos, com uma previsão anual de cerca de12%.