Início / Newsletter / Centro de Empresas Maquijig presente na Lisbon Maker Faire com projeto MAKERSPACE

Centro de Empresas Maquijig presente na Lisbon Maker Faire com projeto MAKERSPACE

Maker Faire - Lisboa

Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, todos os visitantes poderão assistir ao vivo, e pela segunda vez consecutiva no Maker Faire, ao projeto de empreendedorismo do Centro de Empresas Maquijig: Makerspace Maquijig. Este ano, o projeto – que completa um ano de vida – vai expor em stand trabalhos de empresas residentes Makerspace e outras organizações parceiras. A Lisbon Maker faire é gratuita para todos os visitantes, mas é necessária a inscrição. Faça já a sua.

A MAQUIJIG Business Solutions, Centro de Empresas Maquijig que disponibiliza uma multiplicidade de serviços (Escritórios Virtuais, Eventos e Formações, Coworking, Hot Desking, Outsourcing e Incubação de Empresas), e o mais recente conceito de empreendedorismo – Makerspace – um espaço oficina para criação de novos negócios, anuncia a sua presença pelo segundo ano consecutivo na Lisbon Maker Faire, nos dias 18, 19 e 20 de setembro. A feira vai ter lugar no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa e vai contar com exposição de vários projetos de Makers do espaço Makerspace Maquijig que completa um ano de vida.

A primeira Lisbon Mini Maker Faire e única, uma vez que graças ao enorme sucesso que teve em 2014 deixou cair o “mini” e passou-se a chamar de Lisbon Maker Fair, vai receber o Makerspace Maquijig, o mais recente conceito de empreendedorismo do Centro de Empresas Maquijig que completa este ano o seu 1º aniversário.

No stand vão estar alguns responsáveis do Centro pelo projeto Makerspace Maquijig que irão apresentar os projetos dos residentes do Makerspace Maquijig e de outras organizações parceiras. A empresa vai estar disponível para apresentar todo o conceito desta nova tendência emergente que nasceu há 10 anos, no ano de 2005, nos E.U.A. Hoje em dia o conceito atingiu um patamar de notoriedade enorme e a tendência é para continuar a crescer à medida que conceitos como “Do It Yourself” e Cocriação vão ganhando força entre adeptos, curiosos e profissionais de todos os setores.

“O movimento Maker surgiu há 10 anos, não é uma moda, mas uma tendência, um conceito com provas dadas que tem emergido e criado o seu próprio caminho. Surgiu em 2005 nos E.U.A, mas só passados dois anos, já em 2007, é que este conceito de empreendedorismo cresceu, muito devido à introdução no Mercado da primeira impressora 3D de código aberto. E já tem o seu lugar em Portugal, graças a empresas como a Maquijig e a outras grandes entidades organizadoras de eventos de enorme valor como a Lisbon Maker Faire, sem nunca esquecer o apoio dos patrocinadores pois sem eles nada disto seria possível”, adianta Rita Sampaio, CEO do Centro de Empresas Maquijig.

A Maquijig vai estar presente na Lisbon Maker Faire com o projeto Makerspace Maquijig aprovado na primeira edição, em 2014, pelos curadores da feira, apresentando projetos de Makers residentes e parceiros. A Maker Faire é um evento sem fins lucrativos, licenciado à Makermedia e organizado pelo SAPO, Ciência Viva e Câmara Municipal de Lisboa.

Sendo gratuito para todos os participantes, mas necessário adquirir bilhete, a Maquijig convida-o desde já a estar presente e a visitar o seu stand de 18 a 20 de setembro. Adquira o seu bilhete aqui.

A Maker Faire tem lugar nos dias 18, 19 e 20 de setembro, sendo que
o primeiro dia, sexta-feira, será dedicado a palestras e workshops, com a exposição ao público a ter lugar nos dois últimos dias, sábado (19) e domingo (20). Durante a exposição, os espaços estarão abertos ao público em geral entre as 10 e as 22 horas no sábado e as 20 horas no domingo.

A agenda da Lisbon Maker Faire está disponível no site da Maker Faire.

O Makerspace Maqujig, que faz 1 ano no dia 18 de setembro, é uma “oficina” com demonstrações, workshops e fabricação com tecnologia digital – impressão 3D, bordados, maquinação CNC, eletrónica, Design CAD, entre muitas outras). O Makerspace Maquijig é uma comunidade de MAKERS, ou seja, de empreendedores, inventores, criativos, start ups, pessoas com ideias inovadoras, empresários e curiosos. É uma oficina para pessoas e empresas que queiram dar forma aos seus projetos com ou sem intuito comercial, solidários ou hobbies. DO IT TOGETHER (fazer em conjunto) é o conceito da nova área de negócio Makerspace Maquijig. “Providenciamos o espaço, as ferramentas, o software, as máquinas (essencialmente máquinas de CNC), e os membros trazem a criatividade e a inovação, e desenvolvem e fabricam as suas ideias e projetos”, diz Rita Sampaio, CEO do Centro de Empresas Maquijig.

Como surgiu o movimento Makers
Foi em 2005, com o lançamento da revista Make, que o movimento Makers surgiu nos Estados Unidos da América, tendo por base os recursos disponibilizados pela Internet. Mas foi passado dois anos, já em 2007, que este conceito de empreendedorismo cresceu, muito devido à introdução no Mercado da primeira impressora 3D de código aberto. Este é um movimento de pessoas interessadas na produção de diferentes tipos de objetos e fazem-no com recurso a novos meios de produção de base tecnológica inovadora, tais como as engenharias de eletrónica, robótica, impressão 3D e equipamentos CNC, em complementaridade com outras tecnologias, mais convencionais, como a metalomecânica de precisão, maquinação de madeira e também das artes e artefactos.

O movimento cresceu e expandiu-se de tal maneira nos Estados Unidos, e mais recentemente pela Europa, que hoje há quem o veja como uma alternativa competitiva à produção de alguns produtos industriais que foram deslocalizados para outras regiões do globo ao logo dos últimos 25 anos, devido aos custos de produção mais baixos.

O Makerspace Maquijig disponibiliza, além de todo o seu conceito de atuação, cursos e workshops para aprendizagem na utilização dos programas de desenho e máquinas de produção.