Início / Newsletter / Como superar medos e inseguranças de um novo projeto ou negócio

Como superar medos e inseguranças de um novo projeto ou negócio

Qualquer que seja a fase na qual te encontras, já passaste certamente por momentos de dúvidas e inseguranças.

Todos os empreendedores de sucesso passaram por esta situação. Não existe um segredo para saber como superar medos e inseguranças, mas existem técnicas que podemos usar para conseguir ultrapassá-los.

Como superar medos e inseguranças de um novo projeto ou negócio

  1. Aproveita esta fase
    Encontrar a felicidade durante uma jornada como um todo é essencial para dar valor a cada vitória alcançada. Devemos pensar se estamos decididos/a em pôr em prática a uma ideia, é porque acreditamos nessa ideia. Um dos maiores medos é o de “estragar tudo”. Estragar a ideia logo desde o início, mas sobretudo na fase inicial de um negócio ou projeto não existe isso de estragar tudo. Existe sim a tentativa e erro. Pode dar certo ou pode dar errado. Mas mesmo o errado, vai ensinar muito.
  2. Qual é a fonte principal da insegurança?
    Sempre que surgir o sentimento de insegurança, dúvidas ou desmotivação, um truque para conseguir ultrapassar é evitar que voltar a sentir assim. Para isso, deve-se parar e analisar a vida como se fosse uma pessoa exterior, identificando a fonte dessa insegurança. Sempre que surgir um pensamento mais negativo, deve-se anotar e umas horas ou dias depois analisar essa insegurança, tentando responder e provar que ela não tem que existir.
  3. Escreve o teu objetivo
    Ter uma meta concreta é essencial para que não se perca o foco. Focar num objetivo e numa visão. Há pessoas que fazem “vision boards“, que basicamente é reagrupar imagens, frases e tudo o que explica aquilo que se pretende seguir. Com isto é possível de perceber que a cada erro ou vitória cometida durante todo o processo, essa visualização pode mudar…sobretudo porque nos estamos a aproximar do objetivo principal.
  4. Gratidão ou não, escrever sempre o progresso
    Fala-se muito atualmente dos diários da Gratidão. Esta técnica consiste simplesmente em, todos os dias, escrever aquilo pelo qual se está grato na vida. Escrever todos os dias uma pequena vitória que se alcançe ou o nome de alguém que tenha mudado o dia. Desta forma, sempre que surja o sentimento de desmotivação é possível de olhar para este diário e inspirar com a graças ao própria dia-a-dia.