Início / Newsletter / Cool Hunters: saiba qual a sua importância para o marketing

Cool Hunters: saiba qual a sua importância para o marketing

O termo cool hunting surgiu nos anos 90, onde a sua principal função passa pela observação das pessoas e do mundo com o objetivo de definir novas tendências, baseando-se na análise de comportamentos.

Não só no mundo da moda como em qualquer outro ramo, o Cool Hunter pode ser importante no sentido de, prever mudanças de comportamento dos clientes, como em nortear ações para acompanhar o movimento do seu público alvo.

Este artigo foi concebido para perceberes quais as vantagens e a importância dessa função. Vejamos:

alguns tópicos bacanas sobre o cool hunter e como fazer para usar a função em favor do crescimento dos seus negócios.

Cool hunter – O que é?
Tem como objetivo prever tendências e encontrar inovações dentro de um nicho ou de uma empresa.
Mais do que descrever alterações a nível comportamental dos consumidores, o objetivo é entende-los e dar resposta a possíveis mudanças.

Geralmente trabalha em empresas de pesquisa, em departamentos de criação e desenvolvimento de produtos ou em agências de publicidade.

Porque é que a tua empresa precisa de um cool hunter?
A sua função passa pela pesquisa em livros, revistas, eventos, internet, de tendências de consumo, experiências de compra e etc.
Este tipo de pesquisa é fulcral para qualquer segmento: Com esse profissional torna-se mais fácil tomar certas decisões, o teu negócio vai ter um norte para direcionar a sua comunicação, produtos e ofertas com base nas previsões que o Cool Hunter dá.

O que preciso para me tornar num cool hunter?
É preciso curiosidade estratégica, empatia e também bastante intuição.
Mais do que um mero pesquisador, precisa de estar atento não só ao que está a acontecer, mas relativamente ao que já aconteceu e no que pode acontecer, de modo a prever tomadas de decisões dentro das empresas.