Início / Newsletter / Dicas de Empreendedorismo

Dicas de Empreendedorismo

dicas empreendedorismo

Conceitos sobre inovação que todos os empreendedores devem saber


Quando se constitui uma empresa ou se lança um produto ou serviço, os empreendedores têm de ter em mente algo muito importante: A diferença entre o que é simplesmente novo e o que é de fato inovador, que oferece valor acrescentado ao consumidor. Isto envolve uma estrutura mental complexa e uma visão do mercado muito abrangente, para perceber o impacto que um produto/serviço pode causar na sociedade. Estes três conceitos devem ser a base para toda e qualquer inovação.

1 – Valor compartilhado

Muitas são as empresas que somente encaram o novo para ganhar dinheiro no imediato. Querem ser as melhores, as mais populares, descobrir o que mais vende e o que a concorrência ainda não realizou para serem as primeiras e conseguirem a maior parcela de mercado. Mas, a grande questão é que hoje, para vender, é preciso comunicar os verdadeiros benefícios do produto as características que o diferenciam de tudo o resto que já existe, ou as funcionalidades inovadoras de um upgrade a um artigo já existente. É neste sentido que a inovação deve ser pregada, pois só assim será ouvida e seguida, isto é, se for melhor para todos os intervenientes no processo. O valor compartilhado representa a capacidade de uma organização beneficiar de maneira orgânica todos aqueles que participam da sua existência, incluindo o seu cliente final.

2 – Visão sistémica

Para compartilhar valor, é preciso entender o todo, logo, ter uma visão sistémica. Compreender que um negócio vai muito além das relações comerciais faz com que essas mesmas relações estejam ao serviço de contextos mais favoráveis a todos, sendo a inovação um caminho para a mudança sistémica.

3 – Lucro e propósito

Esta é uma equação que deve estar sempre na parede, tal e qual um mantra. De um lado o lucro – a força que leva a empresa a crescer e a gerar valor – do outro o propósito – a visão que catalisa e transforma esse valor em bem-estar, felicidade, consciência e empreendimento. Lucro e propósito, quando em sinergia e equilíbrio, são a melhor definição para inovação.