Início / Newsletter / Exercício no trabalho: Bastam 10 minutos diários para prevenir lesões e ajudar a motivar a equipa

Exercício no trabalho: Bastam 10 minutos diários para prevenir lesões e ajudar a motivar a equipa

Exercício no trabalho

Podemos pensar na prática de exercício físico no local de trabalho como uma ação de Team Building. Isto porque além de juntar toda a equipa em prol de um objetivo comum, o exercício físico é um catalisador de bem estar, graças à libertação de endorfina que provoca prazer e relaxamento.

Com o objetivo de melhorar a qualidade no ambiente de trabalho, as empresas procuram inovações como a prática de desporto e de exercícios de relaxamento. Porquê? Porque as melhores empresas sabem que colaboradores mais motivados e felizes contribuem para o bem estar de toda a equipa e do próprio negócio.

Eis os principais benefícios:

– Combate e prevenção das doenças profissionais;
– Combate e prevenção do sedentarismo, do stresse, da depressão e da ansiedade;
– Melhora a flexibilidade, a força, a coordenação, o ritmo, a agilidade e a resistência, promovendo mais mobilidade e uma melhor postura.
– Promove a sensação de bem estar no dia a dia de trabalho, reduzindo a sensação de fadiga no final do dia.
– Interfere positivamente na autoestima e na autoimagem, combatendo possíveis tensões emocionais.
– Melhora da atenção e concentração nas atividades desempenhadas e favorece o relacionamento social e o trabalho em equipa o que gera maiores índices de produtividade.
– Diminui, nas profissões mais desgastantes (física e mentalmente), as baixas médicas, os acidente e as lesões.

Mas a ginástica laboral não se aplica apenas a equipas com esforços físicos pesados. No trabalho fabril, o exercício pode ajudar a prevenir lesões relacionadas com a coluna lombar, como hérnias, escolioses e tendinites. Quando trabalhando muitas horas frente ao computador, as lesões mais comuns que podem ser evitadas são essencialmente tendinites nos pulsos, dedos, cotovelos e a síndrome do túnel carpal. Há ainda as dores continuadas, que não chegam a ser lesões, na zona do pescoço e na parte superior das costas, que alguns minutos de ginástica ajudam a aliviar.

A Maquijig aconselha: Estique-se no expediente!
A cada duas horas, interrompa o trabalho e faça os exercícios abaixo. Mas não exagere: Pratique cada um dos movimentos no máximo durante um minuto.

1) Alongamento da coluna: Em pé, espreguice-se, esticando os braços. Depois, flita o tronco para frente e de seguida para os lados.

2) Relaxe o pescoço e os ombros: Faça movimentos circulares com os ombros, alternando-os para frente e para trás. Em seguida, movimente o pescoço para a frente e para trás e de um lado para o outro. Por fim, faça um grande círculo com a cabeça, no sentido dos ponteiros do relógio e vice-versa.

3) Alongamento do antebraço: Estique um braço para frente, deixando a mão cair naturalmente. Com a outra mão, puxe gentilmente os dedos para baixo, ficando com a palma voltada para seu tronco.

Estas dicas vão ajudar a acabar com o cansaço e as dores que sentimos no final do dia, consequência da má postura adotada durante o trabalho. Pequenos intervalos são saudáveis para mudarmos de posição e combater o sedentarismo com a repetição dos mesmos movimentos que acabam por sobrecarregar a musculatura.