Início / Notícias / Grande Final do 1º Concurso de Vinhos AJEPC

Grande Final do 1º Concurso de Vinhos AJEPC

Ao longo dos meses de abril e maio, realizou-se o 1º Concurso de Vinhos AJEPC, promovido pela Associação de Jovens Empresários Portugal China e organizado por Tiago Marques, da Saber do Vinho.

Este projeto foi desenvolvido para incentivar a produção de vinhos de qualidade, ao mesmo tempo que é valorizado o nível técnico e comercial dos diversos tipos de vinhos. Dar a conhecer aos consumidores os vários estilos, regiões e castas de vinhos produzidos quer em Portugal quer na China, foram os principais objetivos desta iniciativa.

O Centro de Empresas Maquijig foi a base logística deste concurso, e para terminar teve um papel ainda mais especial: foi o palco da prova final do júri no dia 2 de Maio. 

A enorme adesão a este evento e ao sucesso registado deram origem a uma confirmação de peso: ficou desde já agendada a realização do Concurso de Vinhos AJEPC para o ano de 2017!

Todos os produtores de vinho, quer fossem de Portugal ou estrangeiros,  podiam participar neste concurso mas foi a presença nacional que contou com maior representação. As regiões mais relevantes desta área, como o Douro, Vinhos Verdes, Beira Interior, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal e Alentejo marcaram o concurso, bem como Yarra Valley (Austrália), South Australia (Austrália) e Shandong (China).

Também os membros do júri eram internacionais: vieram de 3 continentes diferentes para fazer parte deste concurso.

O presidente foi o organizador, Tiago Marques DipWSET (Wine Educator) de Portugal, João Marques (Sommelier e distribuidor de vinhos) de Portugal, José Piteira (Enólogo) de Portugal, Matthew Carter (Enólogo) da Austrália e Wen Yingjie (Importador de Vinhos) da China.

Entre dezenas de vinhos de qualidade assinalável, contamos com quatro grandes vencedores!

Melhor Vinho Branco: Casal da Coelheira Reserva 2015 – Tejo

Melhor Vinho Tinto: Mingorra Reserva 2013 – Alentejo

Melhor Vinho Rosé: Cortinha Velha 2014 – Vinhos Verdes

Melhor Espumante: Cova Juliana 2012 Brut Branco – Beira Interior

Menção Honrosa Vinho Estrangeiro: Bulong Estate Shyraz 2013 – South Australia

O Grande Prémio AJEPC 2016 para o melhor vinho em prova no concurso foi para o Casal da Coelheira Reserva 2015 Branco da região do Tejo. 

Agora, só resta aguardar pela próxima edição!

Concurso de Vinhos AJEPC (3) Concurso de Vinhos AJEPC (2) Concurso de Vinhos AJEPC (1)Vencedores