Início / Newsletter / MAKERSPACE fez 1 ano! Estamos todos de parabéns!

MAKERSPACE fez 1 ano! Estamos todos de parabéns!

No passado dia 4 de setembro a Maquijig celebrou um ano de existência do Makerspace com um Churrasco Comemorativo patrocinado pelo membro fundador More Leads e Membro Maquijig Networking.
Este evento, que teve lugar no CEM, foi destinado a residentes e parceiros do projeto Makerspace em forma de agradecimento por toda a motivação e apoio que o Centro de Empresas Maquijig tem prestado.

O Centro de Empresas Maquijig (CEM) lançou o conceito Makerspace em 2014 com abertura dia 1 de setembro, mas cuja inauguração oficial aconteceu dia 18 de setembro que coincidiu com a 1ª Edição de Empreendedorismo do Distrito de Setúbal, organizado pelo próprio CEM. Foi um dia repleto de atividades, com cerca de 80 stands de empresas e 50 intervenções em workshops, cujo objetivo passou por apresentar, através de um Market Place, empresas de diversos setores de atividade, do distrito de Setúbal; estimular a criação de novos negócios e difundir o empreendedorismo como um estilo de vida, promover e fortalecer as micro e pequenas empresas; potenciar o Networking entre empresários e empreendedores; divulgar as empresas do distrito de Setúbal com criação de sinergias e envolver a comunidade.

O Makerspace Maquijig tornou-se realidade na Maquijig, uma vez que o centro de empresas respira empreendedorismo e apresenta-se como uma empresa pro ativa, dando passos à direita sempre que observa uma oportunidade. O Makerspace Maquijig é uma “oficina” com demonstrações, workshops e fabricação com tecnologia digital – impressão 3D, bordados, maquinação CNC, eletrónica, Design CAD, entre muitas outras). O Makerspace Maquijig é uma comunidade de MAKERS, ou seja, de empreendedores, inventores, criativos, start ups, pessoas com ideias inovadoras, empresários e curiosos. É uma oficina para pessoas e empresas que queiram dar forma aos seus projetos com ou sem intuito comercial, solidários ou hobbies. DO IT TOGETHER (fazer em conjunto) é o conceito da área de negócio Makerspace Maquijig que fez este mês de setembro um ano de existência.

O Makerspace providencia o espaço, as ferramentas, o software, as máquinas (essencialmente máquinas de CNC), e os membros trazem a criatividade e a inovação, e desenvolvem e fabricam as suas ideias e projetos. O projeto “I’m Iddo” foi um dos primeiros projetos a serem desenvolvidos no Makerspace Maquijig. O “I’m Iddo” é primeiro sensor do mundo para praticantes de BMX Race (de competição) e BMX Freestyle (estilo livre), que pretende mostrar, analisar e comparar os dados das manobras feitas na BMX e partilha-los online. O projeto Iddo conseguiu entrar no Microsoft Ventures Accelerator de Londres. Em que de entre as centenas de projetos submetidos, o projeto Iddo ficou no Top 10! E este é só um dos muitos projetos desenvolvidos no Makerspace Maquijig.

Com um ano de existência, o Makerspace Maquijig já esteve presente em feiras conceituadas do setor, como a Lisbon Maker Faire (presente nas duas edições: 2014 e 2015), o Festival In e a First Annual St. Pete Maker Fest, na Flórida, e continua a receber muitas visitas de entidades intimamente ligadas ao empreendedorismo, a ultima um grupo de estudantes de empreendedorismo do IEFP.

Conheça o site oficial do Makerspace Maquijig aqui e veja aqui algumas imagens do nosso churrasco.