Início / Newsletter / Makerspace Maquijig visita Makers do Colorado, EUA

Makerspace Maquijig visita Makers do Colorado, EUA

Makers Colorado

Sempre com o intuito de divulgar e promover o Makerspace Maquijig, a Maquijig aproveita sempre as suas deslocações aos Estados Unidos da América para conhecer novas realidades de MAKERS. Desta vez o Makerspace Maquijig foi conhecer os MAKERS ligados às Artes de Cresteed Bute, uma pequena localidade do Colorado, cujo core business é a transformação artística de materiais: joalharia, fotografia, vidro soprado, pintura a óleo e a água, arte em fibra e em madeira, tapeçaria, entre outras. O site www.awearts.org  é um diretório com todos os artistas desta região, as suas artes, os seus contactos e exposições. Vale a pena ver!

O Makerspace Maquijig visitou algumas Galerias durante o ARTWALK TONIGHT, uma espécie de OPEN HOUSE (que acontece na Maquijig todas as sextas-feiras-http://www.meetup.com/Makerspace-Maquijig/events/220524770/) que se realiza periodicamente. Estiveram numa Galeria onde encontraram uma MAKER de tapeçaria de parede, utilizando para o efeito TEARES manuais, contudo os desenhos são feitos em computador com software especializado. Esta Maker é Mary Kasala: www.kasalagallery.com (site) e kasala@outlook.com (email).

A visita do Makerspace Maquijig ao Colorado incluiu ainda uma Galeria  de peças de cerâmica, as quais são feitas no local com moldes para pequenas séries, e manufaturadas quando há a necessidade de serem peças personalizadas. Depois de pintadas, as peças são cozidas em fornos elétricos no local. Gostaríamos de referir duas artistas, a Sheila e a Laura: www.lauracooperelm.com. Esta galeria abre as suas portas a jovens que queiram aprender e pintar peças, tendo inclusive um programa para os mais jovens.

A última paragem foi em PARAGON GALLERY, muito conceituada no meio Maker, que alberga vários artistas nas mais diversas áreas. Uma das artistas é Nancy McCoy. O Makerspace Maquijig esteve com estas pessoas, numa animada, profissional e muito divertida conversa e troca de know how.

Todos os artistas makers juntam-se em Galerias que não deixam de ser pequenos e específicos Makerspaces, partilhando entre eles know how e equipamentos. Tal como acontece no Makerspace Maquijig. De notar que os artistas e Galerias contribuem com uma pequena percentagem das suas vendas para a Comunidade Local, a qual por sua vez também os ajuda na promoção dos seus produtos. Um forte exemplo de cidadania e responsabilidade social.