Início / Newsletter / Manual Prático – 5 dicas para internacionalizar sua empresa com a ajuda de aceleradores

Manual Prático – 5 dicas para internacionalizar sua empresa com a ajuda de aceleradores

Manual

Nos últimos anos, o termo aceleração tem sido muito comum no ambiente empreendedor internacional. A Maquijig deixa-lhe 5 dicas para internacionalizar a sua empresa inspiradas no modelo original Americano, uma alternativa interessante para empreendedores que querem lançar ou alavancar os seus projetos. Da mesma forma, as tradicionais incubadoras, normalmente ligadas a universidades, também podem ser úteis neste processo.

Mas como usar a influência dos aceleradores, assim como de incubadoras, para lançar ou tornar mais apetecível o seu negócio para os mercados estrangeiros?

Quem quiser utilizar os diferentes programas aceleradores disponíveis no mercado como ponte para o resto do Mundo, deve considerar os seguintes pontos:

1. Participe num programa de aceleração internacional

A maior parte dos programas nos EUA e no resto da Europa, aceitam startups estrangeiras.

2. Peça ajuda direta aos mentores do seu negócio

O ponto forte de qualquer programa de aceleração/incubação são os seus mentores e patrocinadores. Muitos deles são empreendedores e executivos com ampla experiência internacional. Solicite-lhes que o apresentem a contactos internacionais e peça-lhes um storytelling sobre a sua experiência em operar em mercados estrangeiros.

3. Aprenda como funciona o modelo de investimento estrangeiro

Seed capital, venture capital, angel investing são tendências emergentes neste mercado. Mas a realidade é que poucos empreendedores estão, de facto, preparados para receber este tipo de investimento. Aprenda como funcionam os fundos profissionais e prepare-se para conversar com investidores internacionais.

4. Descubra quais são os melhores benchmarks para sua empresa

Não necessita de  reinventar a roda, ao invés disso, invente uma nova forma de a usar! Aproveite os recursos disponíveis para aprender como empresas líderes em setores sustentáveis operam no estrangeiro. Fale com os seus mentores, parceiros e investidores e peça para ser apresentado a empresários internacionais em Portugal. Desta forma, poderá passar algumas horas a absorver da sua experiência e de como eles gerem os seus clientes internacionais. Aprenda com a experiência de terceiros.

5. Use o momento de aceleração para testar o seu projeto internacional

Aproveite esta fase de testes para planear a sua expansão internacional. Elabore versões em inglês (ou outra língua que saiba ser a fluente para onde quer comunicar o seu negócio) para seu site, aplicações, manuais de instruções, manuais práticos, etc. Procure colegas ou parceiros que possam ajuda-lo a testar a receção do seu produto lá fora, isto é, faça estudos de mercado com ajuda de locais. Depois, lance o seu projeto e aprenda, na prática, quais são os benefícios e desafios que operar lá fora exige. E seja feliz!