Manual Prático – 9 fatores para aumentar a produtividade
No Mundo corporativo não é suficiente para uma empresa investir em tecnologias, novos processos, equipamentos sofisticados e formação dos colaboradores, se as pessoas não estão motivadas com os valores e objetivos da empresa onde trabalham. Existem fatores preponderantes para o aumento da produtividade que fazem toda a diferença.
A Maquijig apresenta 9 fatores que influenciam a motivação das pessoas com um impacto verdadeiramente significativo na produtividade da empresa.
Aumento da produtividade em 9 passos
Estrutura Organizacional – Uma estrutura hierárquica consistente facilita o exercício da liderança, além de promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Organização e Condições de Trabalho – Saúde, segurança, escalas, horários de trabalho e descanso, e níveis de pressão por produtividade em equilíbrio com os recursos disponíveis devem estar sob intensa e permanente vigilância da gestão.
Serviços ao Pessoal – Os serviços higiénicos básicos, preconizados por Maslow e Herzberg, não são motivadores, mas, quando precários, são altamente desmotivadores. Alguns exemplos: transporte coletivo, vestiários, banheiros, alimentação, assistência médica, seguros, entre outros.
Lideranças Internas – As lideranças funcionam como uma janela por onde os colaboradores vêem a empresa. Como tal, devem estar qualificadas e comprometidas para motivarem suas equipas.
Colaboradores – Como profissionais, trazem para a empresa a sua formação e experiência, e como cidadãos, os seus valores, sonhos, necessidades e expetativas. Cabe à empresa estabelecer uma parceria que compatibilize desejos, expetativas e possibilidades de ambas as partes.
Comunicação Interna – Adotar uma estratégia de comunicação eficaz que torne os líderes os comunicadores oficiais da empresa perante as equipas através de meios (escritos, verbais, online) e processos que gerem reações positivas nos colaboradores.
Políticas e Práticas de RH – Com o tempo é natural os colaboradores se acostumarem com as políticas e benefícios praticados pela empresa. Assim, eventuais falhas ganham dimensão e visibilidade. Por isso, a empresa precisa desenvolver estratégias que resgatem o valor da companhia junto dos seus colaboradores.
Relações Sindicais e Negociações Coletivas – Os sindicatos normalmente reivindicam melhorias no trabalho, mas também apontam falhas e reclamações quotidianas. O indicado é a construção e manutenção de uma agenda frequente com os líderes sindicais, reduzindo os obstáculos naturais da relação empresa – sindicato.
Legislação do Trabalho – A empresa deve proteger-se da insegurança jurídica do país onde está inserida e para isso deve gerir adequadamente as condições de trabalho, normas e obrigações desta lei. A ultrapassada legislação, a intensa e, muitas vezes, viciada atuação dos órgãos fiscalizadores e as constantes alterações das interpretações da lei do trabalho representam expressivos riscos à produtividade das empresas.
A atenção e as ações relativas a estes 9 fatores não são garantias de sucesso de uma companhia, mas garante que os empecilhos que surgem na vida de uma empresa não contribuam para seu fracasso.