Início / Newsletter / Manual Prático – Como transformar o seu sonho num negócio rentável

Manual Prático – Como transformar o seu sonho num negócio rentável

Manual Prático – Como transformar o seu sonho num negócio rentável

Ter o negócio dos sonhos e tornar-se um empreendedor de sucesso é possível. A maior parte dos empresários passa a sua vida à procura do investimento ideal e salta de ideia em ideia, perdendo não apenas tempo como também dinheiro. O principal segredo é a persistência. Tente de tudo para levar a sua ideia avante, pensando sempre se o investimento é viável claro, e fazendo de tudo para ultrapassar os obstáculos. Assim ficará de certeza mais perto de realizar os eu sonho.

A Maquijig deixa-lhe algumas dicas de como transformar seu sonho em negócio e conseguir o tão aguardado sucesso no feroz Mundo empresarial:

1) Contrate pessoas que tenham afinidade com o empreendimento

Caso não seja um investimento unitário, contrate pessoas que tenham alguma afinidade com o ramo de negócio da sua empresa. Pessoas que não possuam carisma e não se identifiquem com o tema não vão conseguir motivá-lo(a) nem ter um brainstorming adequado consigo, logo vão trabalhar com baixa produtividade, navegando sempre pelo básico, sem nunca verdadeiramente se dedicarem. Assim, sentir-se-á sozinho(a) e um negocio para ter sucesso precisa de uma dream team, nem que seja uma dupla de sucesso.

Pessoas que sintam afinidade com o produto/serviço podem não usá-lo, mas vão ser mais produtivas, porque tendem a conhecer melhor a mercadoria. Um comercial que usa PC em vez de MAC, por exemplo, não irá conseguir captar os insights do seu Target, porque não o conhecerá, logo será muito difícil conseguir idealizar novas estratégias de marketing. Agora se o comercial usar MAC, como o seu público-alvo, a situação será bem diferente.

 2) Aja ao invés de ficar apenas em teorias

Os grandes empresários costumam ser muito ativos em vez de esperar pela oportunidade, eles procuram-na a todo o momento. Seja proativo e invista. Invista se considerar que a ideia é viável financeiramente. Nunca vai saber se o seu negócio vai ter sucesso se não colocar um pouco de pressão em si mesmo.

3) Mude o seu discurso

Embora agir seja mais viável do que falar sobre determinado assunto, precisa no entanto de acreditar constantemente no sucesso do seu negócio. Precisa de ter em mente essa ideia e de a orientar para o seu discurso. Argumente mais sobre as suas ideias e não se limite a responder a um investidor com sim ou não. Dialogue, contraponha, defenda a sua ideia e outras formas de investir poderão surgir no meio da conversa.

Mude também a sua forma de pensar: em vez de colocar na cabeça um “não vai dar certo”, pense em “podemos ver se funciona” ou “vou estudar a ideia”, e estude essa ideia de facto. Lembre-se: Pensamentos positivos atraem resultados positivos.

4) Não descarte uma ideia

Muitos dos empresários de sucesso já pensaram nos seus tempos de start up e em como a sua ideia era absurda ou irrealizável. Tomemos por exemplo o caso de extremo sucesso mundialmente conhecido: Bill Gates não pensou que o Mundo seria dominado por computadores e que o seu sistema iria evoluir para o mobile, mas foi o que aconteceu. Antes de descartar uma ideia, estude-a de facto da forma mais completa possível, não deixe nada ao acaso. No Mundo dos negócios costuma dizer-se que não existem boas ou más ideias, trata-se apenas de uma questão de encontrar a forma certa de realizar o empreendimento.

Antes de descartar uma ideia, analise todas as possibilidades: capital inicial, mercado, investimento, concorrência, força do item no universo em que se encontra. Faça uma análise SWOT (Forças e Fraquezas do seu produto; Oportunidades e Ameaças do mercado). Se encontrar apenas respostas positivas, talvez tenha encontrado a sua fonte de riqueza. E mesmo que não tenha encontrado apenas pontos vantajosos, se o balanço for positivo, encha-se de coragem e avance. O mercado pode estar à espera da sua ideia e esta pode mesmo mudar o Mundo, quem sabe?

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que deseje montar é muito importante fazer um plano de negócios. É uma oportunidade para refinar estratégias e cometer erros no papel em vez de cometê-los na vida real. Leia o artigo que a Maquijig apresentou na passada newsletter Plano de Negócios: Já tem o seu?”