Início / Newsletter / Manual Prático – Desempregado(a) e agora?

Manual Prático – Desempregado(a) e agora?

Manual Prático – Desempregado(a) e agora?
A Maquijig mostra-lhe que oportunidades estão à espreita!

Já lá vai o tempo em que o primeiro ou segundo empregos eram para toda a vida, é certo. Mas hoje em dia, os mercados de todo o Mundo estão a enfrentar condições cada vez mais precárias. A crise que chegou para ficar em 2008, teima em não “desgrudar” e ouvimos dizer os positivos que a crise é geradora de oportunidades, que basta deixar cair o “S” da crise para ficarmos com a palavra “crie”, que há males que vêm por bem e que temos de olhar para a frente e ser criativos porque – e já dizia Albert Heinstein – loucos são os que fazem sempre a mesma coisa e esperam resultados diferentes.

Trabalhar em casa escrevendo artigos
Muitos donos de blogs, sites empresariais e empresas de SEO, além de outras empresas, geralmente PME, com necessidades de comunicação que não tenham um departamento de comunicação, contactam profissionais freelancers para gestão de conteúdos esporádicos, ou não. Para encontrar estas pessoas e empresas, poderá procurar em blogs de áreas com as quais está familiarizado e contactar o blogger, propondo os seus serviços. O site http://www.textbroker.pt poderá ser a primeira paragem.

O pagamento pode aumentar de acordo com o tempo, experiência e o tema a ser escrito. Se tiver uma boa habilidade de escrita e conhecimento dos temas propostos é possível ganhar mais dinheiro. Pesquise e inteire-se de temas do seu interesse e invista na auto aprendizagem. Aproveite que agora tem tempo livre e aposte em si.

Use e abuse da Internet, pode inspirar-se em artigos de outros autores mas não copie conteúdos, respeite os direitos de autor. Existem programas de verificação automática de artigos copiados, integral ou parcialmente, pois mesmo alterando partes do texto, o artigo é detetado e todo o seu trabalho vai por água abaixo, denegrindo a sua imagem.

Vender online os seus serviços
Se tiver experiência em consultoria empresarial ou juridical, consultoria de marketing ou de imprensa e gestão de conteúdos, se for designer, ou nutricionista desportivo, o importante é usar o seu know-how e imaginação. Se não tiver um site ou um blog, pode construir um recorrendo a tutoriais disponíveis na Internet (p.e: http://www.youtube.com/watch?v=rA4s3wN_vK8 ou http://projectos.ese.ips.pt), ou através de sites como http://www.webnode.pt, http://www.123paginaweb.pt.

Se for o caso de fazer móveis ou peças decorativas ou de vestuário e acessórios, entre outros trabalhos, poderá procurar um site com um programa de afiliados próprio, pagando comissão para outros sites revenderem os seus serviços. Para tal, bastará entrar em contato com esses sites, combinando a venda do seu serviço, pagando uma comissão por cada venda que façam. Estude a sua atividade laboral ou os seus hobbies e verifique se é possível gerir a sua atividade online. Pode ser uma ótima oportunidade.

Serviço de Catering doméstico
Se adora cozinhar, porque não aproveitar o “tempo livre” que agora tem para iniciar um negocio culinário? Muitas empresas de eventos já têm os seus contactos preferenciais, mas com a crise instalada e os budgets das empresas a diminuírem, as mesmas procuram cada vez mais por novas e mais económicas opções. Aproveite a crise e crie a sua oportunidade.

Invista na sua imagem e procure sites com bons preços para fazer o seu cartão de visita, como por exemplo http://www.smileprint.pt. Seja curioso, pesquise e crie o seu negocio de forma consistente. Modele profissionais na área que tiveram a mesma ideia e sucesso e aproveite a sua experiência para conseguir o mesmo sucesso num tempo mais curto e sem cometer os mesmos erros. A Internet é um Mundo e através dela conseguimos aceder a um leque infinito de informação. Motive-se, fazendo aquilo que mais gosta! E porque não, se tiver jeito, escreva um livro com as suas receitas e ofereça com as encomendas que lhe pedem. Pode criar um blog ou um site, partilhando as suas experiências, receitas e dia a dia…não crie limites para a sua imaginação, o céu já é passado!