Início / Newsletter / Manual Prático – O empreendedorismo traz felicidade? Sim, saiba como!

Manual Prático – O empreendedorismo traz felicidade? Sim, saiba como!

Manual PráticoVárias pessoas que já foram mordidas pelo bichinho do empreendedorismo, conseguem facilmente identificar os prós, mas também os contras de prescindirem de um estilo de vida seguro, ou seja, financeiramente estável. Apesar de à partida parecer que os contras ganham aos prós, certo é que neste jogo é imprescindível pesar todas as opções, ter um real conhecimento do mercado e de toda a sua biodiversidade. Falamos de parceiros, acionistas, distribuidores, retalhistas e clientes finais.

E, se à primeira vista, quando ouvimos ou lemos algum assunto ligado ao empreendedorismo, rapidamente associamos com uma escolha que tende a ser mais financeira do que outra coisa, falando com quem já tomou essa opção de vida, facilmente somos confrontados com outra realidade que já não é puramente financeira. Há quem afirme mesmo, com toda a convicção, que o empreendedorismo traz felicidade.

A Maquijig compilou alguns hábitos que o podem ajudar a ser mais feliz. São dicas úteis que fazem parte do dia a dia dos empreendedores líderes.

1 – Deixe os rancores de lado e seja positivo
Quem é empreendedor, e tem de gerir grandes responsabilidades, sabe que diariamente existem desafios, decisões que têm de ser feitas no fio da navalha e que exigem muita paz de espírito. Não gaste o seu precioso tempo a remoer atitudes que não gostou, ressentimentos, raiva, mágoa e outras emoções negativas que estão no caminho da sua felicidade.
Deixando de lado o rancor, e aprendendo com a lição, liberta-o(a) de toda a negatividade e dá-lhe mais espaço para as emoções positivas.

2 – Crie uma monotonia saudável: Seja gentil todos os dias
A bondade e a simpatia, quando verdadeiras, além de serem contagiantes ajudam a criar uma monotonia saudável que o ajudará a construir relações mais robustas e entusiasmantes. Não é apenas conversa de motivação, tem bases científicas: Quando agimos de forma gentil com os outros, o nosso cérebro produz hormonas e neurotransmissores como a serotonina que nos ajuda a construir relacionamentos estáveis, promovendo sentimentos positivos. As coisas boas atraem mais coisas boas. Experimente!

3 – Encare os seus problemas como desafios
Mude o seu diálogo interior para que quando tenha um problema, possa vê-lo como um desafio, ou como uma nova oportunidade de mudar a sua vida para melhor.
Elimine a palavra problema da sua mente. Crie representações da sua realidade como achar que mais lhe convém. Lembre-se: os grandes empreendedores tiveram grandes desafios que os elevaram a esse patamar.

4 – Sonhe em grande
Vá em frente e sonhe em grande. Estruturar mentalmente os seus objetivos, ajuda-o a cruzar a meta mais cedo. Os sonhos, ao contrário do que muitos pensam, não servem para andar nas nuvens, mas sim para ver o Mundo de um patamar superior, com um campo de visão mais abrangente. Sonhar abre a mente para o lado positivo do empreendedorismo e isso permite que atinja praticamente qualquer coisa que deseja. Porque acha que as crianças são tão felizes? Porque não têm tantas responsabilidades, certo, mas também porque encaram o sonho como uma realidade diária!

5 – Fale bem da sua esfera de contactos
Na sua vida de empreendedor, muitas são as alturas em que certamente lhe apetece dizer mal de alguém que o deixou ficar mal ou que teve uma atitude menos positiva para consigo. Tente contrariar esse sentimento e apostar em falar bem, de quem merece claro, e abster-se de quem lhe causa transtorno. À primeira vista pode parecer estranho, no mínimo, mas verá que conseguirá fugir de emoções negativas e de situações embaraçosas.

6 – Admita os seus erros e melhore diariamente
É fácil culpar os outros por falhas que acontecem no trabalho. As pessoas felizes assumem a responsabilidade pelos seus erros. Se errou, use o fracasso como uma oportunidade para mudar para melhor e mostrar aos seus colaboradores essa atitude de líder. Será facilmente imitado e incutirá maior motivação diária à sua equipa!

7 – Acorde à mesma hora todos os dias
Levantar-se no mesmo horário todos os dias é algo incrivelmente simples.
Fazer isso vai ajudar a regular o seu organismo e isso faz com que o hábito de levantar seja mais fácil, sentindo-se mais fortalecido.
Além disso, o hábito de levantar cedo diariamente é algo compartilhado por algumas pessoas bem sucedidas, uma vez que aumenta a sua produtividade e foco.

8 – Rodeie-se de pessoas positivas
Trabalhar rodeado de pessoas positivas é um bem precioso. Escolha pessoas motivadas e motivadoras para um ambiente que gera felicidade. Isso vai fazer com que esteja cercado de energia positiva.

9 – Cultive as suas relações sociais
Um empreendedor feliz sabe que para o ser necessita de ter a balança equilibrada entre o trabalho e a família. Invista tempo no desenvolvimento do networking para potenciar os seus negócios, mas faça a gestão do seu tempo para conseguir visitar amigos, família e todas as pessoas que considera importantes. O equilíbrio é essencial para se ser completamente feliz.

10 – Seja honesto
De cada vez que mentimos, os nossos níveis de stress aumentam, tendo repercussões negativas na nossa autoestima. Além disso, “a mentira tem perna curta” e as pessoas “apanham mais facilmente um mentiroso do que um coxo”. A mentira danifica qualquer relação, dizer a verdade, por outro lado, aumenta a sua saúde mental e permite que os outros confiem em si. O que adquire uma importância enorme no Mundo dos negócios para quem pretende evoluir de forma consistente e duradoura.