Início / Newsletter / Manual: Resoluções para o novo ano…quais as suas?

Manual: Resoluções para o novo ano…quais as suas?

Ano Novo…vida nova! É sempre um bom mote para começar o ano e aproveitamos para começar este artigo.

Entre os objetivos mais banais como emagrecer ou deixar de fumar, existe todo um potencial de novas resoluções que podemos propor para o novo ano, tais como:

1. Mudar de emprego / Erguer o meu próprio negócio

Se o grande objetivo para o novo ano é conseguir mudar de empresa ou de ramo, nomeadamente erguer o seu próprio negócio, pense em todo o processo de forma antecipada: prepare um bom currículo, mostrando todo o seu potencial profissional; pesquise sobre a empresa na qual deseja trabalhar; invista na sua imagem e marketing pessoal, faça uma pesquisa sobre o Mercado e o ramo no qual gostaria de investir e prepare-se. Se está a apostar num novo negócio, pesquise novas formas de networking para angariar novos contactos de qualidade, invista nas redes sociais, em ferramentas de CRM, SEO, e até mesmo numa agência de comunicação, marketing e design especializada. E para iniciar o seu negócio não precisa de comprar um espaço nem de trabalhar em casa, pode experimentar o Coworking ou os Escritórios Virtuais do Centro de Empresas Maquijig.

2. Organizar-me financeiramente

Ter um bom plano financeiro é primordial para se obter a grande maioria das coisas que ansiamos na vida (casa, carro, formações, viagens, uma conta bancária que nos dê paz de alma, entre tantas outras). Garanta a sua estabilidade financeira, começando por analisar quais os gastos que são realmente necessários e eliminando os supérfluos. Use o cartão de crédito apenas para emergências e, se possível, faça investimentos. Com o tempo isso vai trazer-lhe tranquilidade financeira. No que toca a dinheiro, não pense a curto prazo, isto é, dependendo das despesas e do endividamento, este objetivo pode levar anos a ser alcançado. O importante é não desistir e exercitar o controlo financeiro todos os meses “religiosamente” para conseguir a organização financeira tão desejada. Pode sempre reunir-se com o nosso membro Fluxinteligente.

3. Aprender uma coisa nova

Tocar um instrumento musical, aprender um novo idioma ou a cozinhar são apenas algumas das muitas coisas que as pessoas costumam definir enquanto resolução para o novo ano. Tenha em mente que aprender uma coisa nova é muito bom, mas que também pode trazer as suas dificuldades e levar a uma desistência precoce. Como contornar a situação? Se tiver um amigo que partilha os mesmos objetivos, junte-se a ele e assim um estimulará o outro frente aos desafios e ao desânimo que podem surgir durante o processo de aprendizagem. Por exemplo, venha até ao Makerspace conhecer o nosso espaço e traga um amigo!

4. Ler mais

Esta atividade, que exige também paz e tranquilidade, é outra resolução com uma alta taxa de abandono. Seja para fins profissionais ou por “hobby”, para manter-se fiel a uma leitura é preciso ter tempo de qualidade (ler quando estamos cansados ou com sono só porque sim não é positivo e acaba por ser mais stressante), escolher um local bem iluminado e, preferencialmente, silencioso. Espreite as Leituras Recomendadas Maquijig que vão desde temas como o Coaching, passando pela Motivação, aos conceitos Makers e Out of the Office.