Início / Newsletter / Mostre o Maker que há em si!

Mostre o Maker que há em si!

Foi em 2005, com o lançamento da revista Make, que o movimento Makers surgiu nos Estados Unidos da América, tendo por base os recursos disponibilizados pela Internet. Mas foi passado dois anos, já em 2007, que este conceito de empreendedorismo cresceu, muito devido à introdução no Mercado da primeira impressora 3D de código aberto. Este é um movimento de pessoas interessadas na produção de diferentes tipos de objetos e fazem-no com recurso a novos meios de produção de base tecnológica inovadora, tais como as engenharias de eletrónica, robótica, impressão 3D e equipamentos CNC, em complementaridade com outras tecnologias, mais convencionais, como a metalomecânica de precisão, maquinação de madeira e também das artes e artefactos.

O movimento cresceu e expandiu-se de tal maneira nos Estados Unidos, e mais recentemente pela Europa, que hoje há quem o veja como uma alternativa competitiva à produção de alguns produtos industriais que foram deslocalizados para outras regiões do globo ao logo dos últimos 25 anos, devido aos custos de produção mais baixos.

A expressão MAKERS aplica-se assim a uma vasta comunidade de empreendedores que usam a criatividade e a inovação para iniciarem desta forma a sua atividade empresarial, em nome individual ou constituindo empresas, e que utilizam os Maker Space para lançarem os seus produtos em mercados de nicho, onde as grandes empresas e fabricantes de grandes quantidades não são competitivos.

E foi com base nesta evolução que a Maquijig, sempre um passo à frente do melhor que se faz no Mundo dos negócios, está a preparar a criação de um espaço único na região de Setúbal: O Makerspace Maquijig, com inauguração dia 18 de setembro durante a Feira de Empreendedorismo de Setúbal, a primeira da sua génese, que também conta com a organização da Maquijig. O Makerspace Maquijig disponibilizará, além de todo o seu conceito de atuação, cursos e workshops para aprendizagem na utilização dos programas de desenho e máquinas de produção.

Veja os dois artigos do site Makerspace Maquijig e descubra o Futuro ainda Hoje!

– Palmela, a futura capital da Tecnologia do Fazer

– O início de uma Nova Era Industrial ou Revolução Digital  na Oficina?

Assista ainda a um incrível documentário sobre o Movimento Maker aqui