Início / Newsletter / Networking – A importância da rede de contactos

Networking – A importância da rede de contactos

A palavra networking tem origem inglesa, que significa a arte de construir, cultivar e ampliar rede de relacionamentos tanto a nível pessoal como profissional.

Uma rede de contactos bem estabelecida pode ser vital para o sucesso profissional e deve ser encarada como uma ferramenta estratégica que aumenta o êxito no mundo profissional.

Hoje em dia, com as redes sociais, é mais fácil aperfeiçoar as relações existentes, assim como estabelecer novos contactos.

A ligação em rede nunca foi tão essencial. Saiba o que é necessário para construir um bom networking, através das seguintes dicas:

  1. Reconectar – é muito mais fácil começar por se reconectar com aqueles que já teve contato.
  2. Interesse – não deve apenas falar dos seus interesses, mas sim, demonstrar sincero apreço pelo que a outra pessoa está a falar.
  3. Proximidade – Não procure os seus contactos apenas em caso de necessidade…lembre-os de que está por perto.
  4. Preparação – Deve entender um pouco de cada assunto e não se restringir apenas a uma área. O networking é baseado na troca, quanto mais interessante for para as outras pessoas, mais contactos irá conseguir.
  5. Hábitos – Faça pequenas coisas todos os dias para se aproximar de novas pessoas.
  6. Redes Sociais – Coloque como contactos apenas pessoas selecionadas, que realmente conhece e que podem ser ligações importantes no futuro.