Início / Newsletter / Networking – Construir um bom Networking em 5 passos

Networking – Construir um bom Networking em 5 passos

Networking – Construir um bom Networking em 5 passosA habilidade, cada vez mais relevante e recorrente, de atrair boas relações empresariais tem de ser administrada criteriosamente, com dedicação e algum humor. Caso contrário, não passará de tempo perdido. Veja as dicas Maquijig sobre como construir uma rede eficiente de relacionamentos em apenas 5 passos e pratique muito, pois o treino leva à perfeição.

1. Torne-se um detetive:
Quando participar num evento, verifique quem são as pessoas que estarão presentes e de seguida – para se preparar – pesquise os seus perfis na Internet, facilmente conseguirá encontrar informação sobre cada convidado nas diferentes redes sociais, como o LinkedIn, o Twitter e o Facebook. Depois faça uma comparação de áreas de atuação, segmentos de mercado, hobbys e outros interesses pessoais e encontre as pessoas e empresas com as quais tem pontos em comum. Após este cruzamento de dados, trace possíveis assuntos para abordar durante o evento. Desta forma, o encontro irá fluir melhor e reduzirá a probabilidade de ser “apanhado” desprevenido com algum tema com o qual se sente menos à vontade.

2. Seja um voluntário na empresa:
Participar em eventos dentro e fora da empresa, além de permitir a interação com aqueles que estão fora do seu círculo social direto, é uma importante ferramenta para ser conhecido como uma pessoa com quem se pode contar, além de que o potenciará enquanto empresário, trazendo para o seio empresarial experiências com as quais todos poderão beneficiar e aprender, tanto os bons como os maus exemplos.

3. Pratique! A prática leva à perfeição:
Se se sente desconfortável a conversar com pessoas estranhas, invista algum tempo a treinar com amigos e familiares para que veja qual o seu feedback (criticas positivas são importantes, não desmotive). Muito importante também é o seu treino em frente ao espelho para que tenha a perceção da sua postura quando fala, uma vez que a comunicação é feita verbal e fisicamente. Tenha sempre em mente uma lista de assuntos interessantes a tratar, mas inove e pesquise conceitos emergentes e novas tendências, importantes num Mundo e economia em constante evolução. Mantenha sempre uma mente aberta. Assista a filmes, leia alguns livros sobre gestão, liderança, motivação, life coaching, e procure informar-se sobre os temas que eventualmente serão tratados, assim como os da atualidade (desemprego, número de PME em Portugal, tomada de posse do Governo, educação, etc) antes do evento.

4. Não peça ajuda, mostre-se disponível:
O objetivo do Networking é fazer com que se conecte com pessoas que possam ajudá-lo a conduzir ou a conseguir um determinado negócio, uma referência ou a criar uma lista de contactos benéfica para a sua atividade empresarial. E tão importante do que ter alguém com quem contar, é poder ser a pessoa com a qual alguém pode contar. Assim, num primeiro encontro em vez de deixar um pedido, opte por deixar uma boa impressão, isto é, a sua intenção de criar um relacionamento mutuamente benéfico. Para isso, seja um bom ouvinte e disponibilize-se para ajudar. Uma conversa em que o outro se sente valorizado e ouvido é mais suscetível a proporcionar um segundo encontro.

5. Mantenha o contacto:
Procure as melhores maneiras de se manter em contacto, seja por redes sociais, e-mail ou telefone. Entregar apenas um cartão de visita sem follow up não é suficiente, porque não convence (a quem entregou o seu cartão) de que está mesmo interessado em gerar referências e bons negócios. Se existe uma oportunidade de negócio, este é o momento de ter iniciativa e de dar continuidade ao relacionamento.