Início / Newsletter / O que é a Impressão 3D e o que podemos fazer com ela? O Maker Space Maquijig responde-lhe

O que é a Impressão 3D e o que podemos fazer com ela? O Maker Space Maquijig responde-lhe

As impressoras 3D são capazes de criar objetos extremamente complexos de uma forma eficiente e económica, salvo raras exceções.

Como funciona?

O primeiro passo é fazer o objeto em três dimensões usando um software de modelagem. Após ter o modelo do que será criado no computador, é necessário converter o documento para o formato padrão das impressoras 3D (.stl). Após inserir a matéria-prima – que pode ser papel, borracha, plástico, metal ou outro material -, e dependendo do tipo de impressora, o objeto é “impresso” em camadas. As máquinas modernas unem os vários pedaços para formar o objeto. A impressão é sempre de baixo para cima e o tempo varia entre horas e dias, de acordo com a impressora e a complexidade do objeto.

O que se pode criar?

– Capas para smartphone 

Roupas e Sapatos

O designer Pauline Van Dongen criou alguns modelos de calçado, e de salto alto, utilizando um processo de sinterização a laser de nylon. Para fazer roupa, basta fazer o download dos modelos pela Internet e sem necessidade de usar linhas e agulhas, utilizar um software para mapear o corpo e criar peças de roupa com a impressora.

Instrumentos musicais

Violões funcionais já foram criados, utilizando a tecnologia da SinsterStation Pro, cujos detalhes em metal também foram impressos.

Próteses

Este é um objetivo visto com bastante regularidade já. Impressoras 3D conseguem fazer próteses perfeitas com a tecnologia Fused Deposition Modeling (FDM), da Stratasys. Através da utilização de materiais biocompatíveis, é possível fazer impressões com escalas e geometria perfeitas.

Chocolate

Sim, até chocolate! A impressora da Choc Edge cria as mais variadas formas de chocolate.

Brinquedos

A Cubify é uma das empresas que está a utilizer a impressão 3D para criar brinquedos similares aos Legos, tudo com a impressora Cube.

Impressoras 3D

Sim…uma impressora 3D pode criar outra impressora similar. Possuem uma capacidade de replicação incrível! A FABtotum tem a precisão de 0,47 microns, capaz de fabricar filamentos fundidos para construir outras impressoras iguais.

As impressões 3D estão cada vez mais a tornarem-se numa realidade do quotidiano. Veja aqui o que utilizam na industria da Aeronáutica, em Hamburgo, nas instalações da Airbus, para produzir peças em metal para construção da frota Airbus.

Até mesmo as grandes marcas como a Coca-Cola já estão a par da tendência da impressão 3D. Foi assim que a Ekocycle Cube, em parceria com a marca, e também com o rapper Will.i.am, acabaram por promover a reutilização das garrafas de plástico que irão compor 25% do cartucho da impressora, o equivalente a três garrafas de Coca-Cola. Esta é uma boa forma de promover a sustentabilidade, e também o movimento Maker! Veja o vídeo aqui.

E por falar em sustentabilidade, o movimento Makers também apoia causas sociais. Uma criança de 12 anos conseguiu transformar um modelo de Lego, numa impressora em braille. Criou assim o Legobraille, e partilhou na Internet as instruções e o software, para dar a oportunidade a outras pessoas de o construirem, e ajudarem alguém.  Leia a notícia completa aqui

Já teve alguma ideia que gostaria de ver produzida por uma impressora 3D? Sim? Então, venha pôr a sua ideia em prática, a partir de 18 de setembro no Makerspace Maquijig. Esperamos por si!

Até lá inspire-se nas redes sociais do Makerspace Maquijig: Google Plus e Facebook. E visite:

www.maquijig.com/makerspace/
www.lamakerspace.com
www.biocvurious.org
www.houstonmakerspace.com
www.hobarthackerspace.com

Boas leituras!