Início / Newsletter / O que é o Coworking, a quem se destina e como pode alavancar o meu negócio?

O que é o Coworking, a quem se destina e como pode alavancar o meu negócio?

CoworkingO Coworking é um conceito relativamente recente que está relacionado com a partilha de um espaço de trabalho e que surgiram nos Estados Unidos em 2005, por via de um analista de sistemas que procurava uma alternativa ao trabalho em casa.

Nestes espaços pode-se encontrar desde jovens empreendedores que querem iniciar um projeto próprio, sozinhos ou em conjunto, a profissionais que não têm recursos económicos para arrendar ou comprar um espaço próprio, e ainda para multinacionais que querem investir noutros países, apostando na qualidade dos recursos humanos, mas poupando no espaço e em tudo o que não se apresentar prioritário.

O Coworking permite a todos os profissionais independentes ou microempresas ter um espaço de trabalho partilhado em ambiente simbiótico por custo muito reduzido. Este conceito tem como um dos principais princípios a criação de uma comunidade autossustentável, onde todos são prestadores de serviços e por outro lado todos são clientes.

Trabalhar em casa sozinho e sem horários pode parecer à primeira vista um sonho. No entanto, ao enfrentar esta realidade, rapidamente se perde o ritmo de trabalho, acabando por misturar a vida pessoal com a profissional, criando um ciclo vicioso e entediante. Além de acabar por se sentir sozinho e desmotivado. A solução pode muito bem ser o Coworking, partilhando o mesmo espaço com outros profissionais de diversas áreas, com a possibilidade de partilhar conhecimentos, mantendo um ritmo de trabalho independente.

Vantagens de trabalhar em Coworking

  • Redução de custos
  • Partilha de valores e ideias
  • Criação e intensificação de sinergias
  • Trabalho em equipa com possíveis parceiros que se criem no local
  • Fuga ao isolamento (ficando perto dos centros citadinos)
    Flexibilidade e mobilidade
  • Networking
  • Aumento da produtividade.

A quem se destina o Cowork?

Em regra geral quem procura espaços de Coworking são profissionais independentes, como designers, consultores, advogados, engenheiros, repórteres, microempresas e startups. Mas tradicionalmente, este perfil de profissionais trabalhava a partir de casa ou num espaço confortável próximo da residência, como numa biblioteca ou numa esplanada, mas o nascimento destes espaços trouxe outro dinamismo ao dia-a-dia laboral.

Como pode alavancar o meu negócio?

Trabalhar em casa e reunir-se em esplanadas ou em restaurantes para um almoço de negócios ou ainda alugar salas em hotéis não são as melhores opções para marcar uma boa impressão, e nunca existe uma segunda oportunidade para deixar uma primeira boa impressão. Era necessário criar um ambiente mais profissional. Os empreendedores e as empresas que se encontram a dar os primeiros passos, e não só, podem encontrar nestes espaços profissionais de sectores paralelos e complementares como profissionais de arquitetura, design, empresas tecnológicas com programadores, web designers ou produtores de conteúdos.

No atual contexto económico, o Coworking constitui uma excelente alternativa à aquisição e ao arrendamento de escritório, sendo que estão a surgir novos modelos, designados por Hybrid Centers, que, além de disponibilizarem o posto de trabalho, oferecem apoio de secretariado no formato de escritório virtual. Independentemente da  organização, os executivos só têm a lucrar com uma estratégia de Coworking, uma vez que é uma excelente forma de formar e intensificar sinergias e colaboração entre entidades de áreas diferentes mas convergentes.

O objectivo de qualquer negócio passa necessariamente por angariar uma boa carteira de clientes/aderentes/gostos e o Coworking oferece um networking premium, o que se traduz em excelentes oportunidades de negócio, nomeadamente parcerias. E uma vez que estes escritórios virtuais, onde se pratica o Coworking, estão situados em centros urbanos, outra das vantagens será a proximidade geográfica dos polos citadinos.

Onde posso encontrar um centro de Coworking?

Há uma lista grande de empresas de Coworking espalhadas por todo o país (Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu) e muitos outros em planeamento. Pode encontrar no Centro de Empresas Maquijig (CEM) o coworking de referência na região de Almada e Setúbal e Sul do Tejo. Veja preços e condições neste link.