Início / Manuais / Manual – O que é o Crowdfunding Social?

Manual – O que é o Crowdfunding Social?

Crowdfunding SocialJá pensou inúmeras vezes em avançar com o seu projeto de sonho mas tem dificuldades em financiar? Confia que tem uma ideia inovadora e que tem o potencial para dar certo? Não quer avançar num empréstimo bancário?

Então o Crowdfunding pode ser a escolha certa, uma forma revolucionária de financiar o projeto que sempre desejou.

O Crowdfunding é uma alternativa de financiamento colaborativo, na qual a ajuda financeira vem de doações anónimas de uma comunidade online que partilhe dos mesmos gostos e interesses. Esta é a forma de financiar projetos online, de forma simples e transparente, sobretudo de caráter social ou cultural e que não teriam apoio para se concretizarem.

A mecânica é bastante simples. O empreendedor, que vamos chamá-lo de Maker, apresenta o projeto e expõe os seus objetivos, bem como o montante mínimo que precisa de angariar em determinado período de tempo – por exemplo: 1.000,00 euros no período de um mês. Se conseguir atingir o objetivo, o projeto será financiado, caso contrário não existirão fundos para o projeto e os mesmos serão devolvidos aos investidores.

Este investimento pode começar pelas pessoas que são próximas do Maker, como familiares, amigos e colegas mas aos poucos o círculo começa a alargar-se através da promoção do projeto a desconhecidos. O valor mínimo para o investimento será igual ou superior a 5 euros, através de transferência multibanco ou conta Paypal.

Em Portugal existem dois portais recomendados para começar a promoção da ideia: o PPL e Massivemov. 40% dos projetos apresentados nesta plataforma são bem sucedidos, razão pelo sucesso deste moderno conceito. Um dos casos de sucesso em Portugal é o projeto de Frankie Chavez, que foi desenvolvido para produzir o novo álbum do músico.

Makers, o conceito é simples! Arrisquem – não tem nada a perder, mas têm tudo a ganhar. Go go go!