Início / Newsletter / Óleo Vegetal usado. Um negócio onde menos esperava

Óleo Vegetal usado. Um negócio onde menos esperava

Óleo em motores a Diesel

Algures no Estado do ARKANSAS, numa pequena localidade chamada Mount Home, Charles Anderson resolveu abastecer a sua Pick Up Ford no tanque de óleo vegetal usado de um restaurante de peixe frito. O dono do restaurante não esteve com meias medidas, puxou de uma pistola e ameaçou-o pelo facto de Charles não ter pedido autorização. Charles explicou então que tinha transformado o motor diesel Ford para funcionar com óleo vegetal usado.

No seguimento desta “inverosímil” explicação, Anderson não só passou a ter autorização para abastecer a sua Pick Up sempre que estivesse na cidade, como passou também a ter direito a uma refeição grátis.

Tendo nascido e vivido no ALASCA, Anderson praticamente estudou em casa e nunca foi para a Universidade. Quando um barco ou trator avariava, ele reparava-os com o que lhe viesse às mãos. Estas experiências, conjuntamente com alguns conhecimentos adquiridos em motores diesel com o seu avô, transformaram-no num inovador. Estudou Biodiesel e aperfeiçoou a técnica de transformação dos motores diesel.

Hoje tem a empresa GOLDEN FUEL SYSTEMS, que fornece Kits que podem converter 6 gamas de carros diesel, bem como geradores, barcos, camiões, autocarros e RVS. Em SVO cada Kit custa cerca de três mil dólares e a companhia já vendeu aproximadamente 6500 unidades em 2012 e faturou aproximadamente um milhão de dólares. A Golden Fuel Systems tem instaladores espalhados pelos Estados Unidos e também no Japão e Noruega.

Este é um exemplo de um caso de sucesso empresarial, que começou com uma simples ideia, o saber fazer desenvolvido ao longo dos tempos e, mais importante que tudo, uma grande capacidade para INOVAR.