Início / Notícias / Parabéns ao FIAPAL que comemorou 12 anos de existência

Parabéns ao FIAPAL que comemorou 12 anos de existência

FIAPAL

A associação FIAPAL – Fórum da Indústria Automóvel de Palmela celebrou 12 anos de traballho em prol do cluster automóvel da região no dia 25 de junho. 

Os 12 anos do FIAPAL foram assinalados durante o almoço-debate “O sistema de incentivos do Portugal 2020 para as empresas” com o Engenheiro José Manuel Vale, do IAPMEI, evento que teve lugar dia 25 de junho, na Casa da Baía, em Setúbal.

Estes 12 anos convidam a refletir sobre o papel fundamental que esta estrutura tem desempenhado na promoção do desenvolvimento da indústria automóvel da região de Palmela, no espírito de solidariedade e entreajuda entre todos os associados.

Criado em 2003, na sequência dos encontros temáticos sobre a indústria automóvel, que resultaram  do “Fórum Palmela”, em 2000, o Fórum da Indústria Automóvel de Palmela constitui-se como uma Associação de Desenvolvimento Económico, que associa entidades públicas e privadas, bem como empresas, principalmente PME da região.

O FIAPAL tem vindo a afirmar-se ao longos destes anos como um agente mobilizador do desenvolvimento, prosseguindo objetivos de promoção e consolidação do cluster da indústria automóvel de Palmela, aos níveis nacional e internacional.

Do extenso portfólio de ações e projetos desenvolvidos, destacam-se:

  • Dossier do Investidor da Região
  • Programa Valtec
  • Participação no Projeto Europeu Periphéria
  • Iniciativa “Posicionar Palmela na Europa e no Mundo – Uma  região de excelência na indústria automóvel”
  • Feira de Empreendedorismo de Setúbal
  • FIAPAL Living Lab
  • Diversos almoços-debate e sessões de esclarecimento sobre temas pertinentes para o setor.

De destacar ainda o projeto I-CAR-O (Innovation Car Opportunity) que apostou na construção e difusão de estratégias regionais inovadoras para fazer face às mudanças económicas  e de reestruturação do setor automóvel, permitindo manter os níveis de competitividade e emprego. O projeto foi desenvolvido em parceria com as regiões de Navarra (Espanha) e Basilicata (Itália) e com a AERSET, o Centro da Inovação Inteli e o Município de Palmela.