Início / Notícias / Regresso às aulas dos mini makers – Dicas Maquijig

Regresso às aulas dos mini makers – Dicas Maquijig

Os mais pequenos estão quase de regresso às aulas! No entanto para alguns não é um regresso, mas sim um começo.

Nesta fase é fundamental fomentar um espírito maker: fazer para poder ter! É agora que começam a desenvolver novas competências, ao mesmo tempo que expandem o pensamento criativo e interesse pelas tecnologias.

Sejam filhos, irmãos, sobrinhos ou amigos, o que podemos fazer para ajudar?

Para além de transmitir sabedoria às crianças, devemos sempre ensinar-lhes capacidades práticas e hábitos de raciocínio. É importante ensiná-los a pensar pelas suas próprias cabeças. Tudo pode ser uma oportunidade de conhecimento, só precisamos de incentivar à descoberta.

Para criar laços e ter momentos especiais em família, promovendo aprendizagem conjunta (sim! os adultos também aprendem com os mais pequenos), deixamos algumas dicas para fazerem juntos:

  • Atividades criativas em família: Pelo menos uma vez por semana, improvisem uma tarefa juntos. Podem pintar uma parede ou iniciarem com um projeto mais tecnológico. Hoje em dia são centenas as ofertas de tecnologia para iniciantes.
  • Jogos de perguntas e respostas: Os mini makers têm muitas perguntas na cabeça, e quem melhor para ajudar senão alguém que eles conhecem bem? Se não souber a resposta, temos uma dica (pouco) secreta: a internet é um mundo 😉 pesquisem juntos!
  • Menos tempo em frente à televisão, mas sempre com alternativas: Porque não criar um albúm fotográfico com o best of das últimas férias?
  • Passear! Seja num parque ou perto da praia, também podem optar descobrir museus ou conhecer vilas históricas.
  • Escrita Criativa: Escolham uma revista, façam recortes e criem uma história em conjunto. Vai puxar pela vossa imaginação e desenvolver a criatividade literária.
  • Distribuir bem o tempo entre estudo e brincadeira: É importante estudar, mas as brincadeiras ajudam a que a rotina seja mais fácil. Nem sempre brincar significa jogar consola: puzzles, construções de lego ou peddy pappers são muito divertidos.
  • Descansar: Sabemos que os mais pequenos querem aproveitar cada minuto, mas o descanso é fundamental para que estejam receptivos a novas aprendizagens todos os dias.
  • Jogos didáticos em família: Em vez de assistirem a um programa de entretenimento, porque não arriscam num jogo de mímica ou de construção de palavras? A animação estará garantida, e a competição em família ajuda a aprender a aceitar vitórias e derrotas.

O regresso às aulas é o ponto de partida para uma nova aventura em família!