Início / Notícias / Social Media

Social Media

Social MediaJá sabemos que o Digital ocupa um papel de destaque no mercado e na tecnologia. Mas e o que é Social Media? São formas de comunicação, num grupo de aplicações, com partilha de conteúdos, ideias ou até mensagens pessoais em diversas comunidades. Este artigo é especialmente pensado para os amantes desta área, e vamos ajudar-te a saber quais os 10 passos para dominar a Social Media:

1 – Pesquisar e conhecer o público alvo: o que lhes interessa realmente? O que procuram?

2 – Plataformas a usar: Escolher bem as plataformas onde poderás encontrar o teu alvo vai ajudar-te a ser mais direto e a ser certeiro;

3 – Estabelecer objetivos: Define objetivos para poderes avaliar a performance do teu trabalho – são os KPI’s (Key Performance Indicators). Temos duas perguntas que vão guiar-te: onde queres chegar? como podes quantificar os teus obejtivos?

4 – Escrever: Escreve tudo o que te vai na cabeça: ideias, projetos, inspirações, mas não te esqueças dos teus objetivos, conceitos e essência da marca que comunicas. Depois divide tudo por cada plataforma – não te podes esquecer que cada plataforma tem as suas regras, e os utilizadores são diferentes 😉

5 – Partilhar o plano com a equipa de trabalho: Se trabalhas em equipa, este ponto é fundamental: não deixes passar nenhuma informação e distribui as responsabilidades e tarefas!

6 – Trabalhar com tempo: Faz o teu plano com “Cabeça, Tronco e Membros”. Começa a semana com a tua estratégia implementada, sobretudo com conteúdos agendados. Tira 15 minutos do teu dia para veres o que se passa na Web, podem aparecer conteúdos interessantes de partilhar com os teus utilizadores e seguidores!

7 – Criar, mas com organização: Seja qual for a extensão em que trabalhas, organiza bem o teu trabalho: tópicos, conteúdos, links para partilhar, horários de publicação, nome de fontes, ou aprovações e comentários. Podes reunir tudo através de uma app ou num bloco de notas, só tens de seguir a tua estratégia de organização 😉

8 – Respostas rápidas: Os teus utilizadores não podem esperar horas por uma resposta. Visita as páginas pouco tempo depois de publicares algo, é neste altura que as perguntas serão mais frequentes. No entanto, escolhe dois períodos do dia, de manhã e de tarde por exemplo, e vê que novas notificações te aparecem. Nunca ignores um comentário – mesmo que negativo, merece sempre uma resposta e tu precisas do feedback para melhorar.

9 – Análise de Resultados: Tens de saber como vais, para saber se vai lá chegar, certo? 😉 Analisa likes, comentários, alcance, visualizações, perguntas, respostas… todo o feedback vai ajudar-te a avaliar o teu trabalho. Algumas plataformas já te dão um pequeno resumo – é um bom passo para começares :)

10 – Voltar a analisar o plano de trabalho: Se algum ponto não superou as expectativas tens sempre alternativas: troca ou muda! Só assim poderás descobrir como é que a tua audiência reage melhor.