Início / Newsletter / Tube Dude: Um caso de sucesso em empreendedorismo, por Mário Sampaio

Tube Dude: Um caso de sucesso em empreendedorismo, por Mário Sampaio

Tube Dude
Este é um artigo que aborda o empreendedorismo com muita criatividade e uma pitada de loucura, porque não? “De génio e de louco todos nós temos um pouco”, já diz o ditado, e neste caso aconteceu mesmo. Este é ainda um artigo que reflete a conversa de Mário Sampaio, um dos impulsionadores do Centro de Empresas Maquijig, com o empresário Scott Gerber quando o abordou na loja da sua nova empresa.

Como todas as boas histórias que nos prendem ao ecrã, esta tem um princípio conturbado, um meio cativante e um final feliz. Durante o verão de 2010, com a economia a afundar e a ameaçar transversalmente todos os mercados, Scott Gerber – empresário e CEO de uma empresa de construção de barcos localizada em Sarasota, na Flórida – enviou faturas no valor de 800 mil dólares a três clientes que lhe tinham adjudicado barcos personalizados. Tudo o que recebeu de volta foram cartas com pedidos de desculpas, mencionando que não podiam aceitar os barcos, pois não os podiam pagar. As três cartas idênticas convenceram Gerber a fechar a sua empresa “Legend Custom Yachts”.

Há ainda um outro ditado que diz “Depois da tempestade vem a bonança”, pois foi exatamente o que aconteceu.
Ao conduzir para o trabalho, no dia em que disse aos seus 40 colaboradores que eles tinham perdido o emprego, Gerber disse-me que um sentimento estranho se apoderou dele quando parou num sinal de trânsito. Apesar de não ser religioso, nunca imaginou poder estar tão perto de uma experiência tão miraculosa. Confessou-me que sentiu que alguém lhe disse para construir um homem feito a partir de uma vara de tubo, mas que não fazia a mínima ideia do que isso significava. No mínimo estranho, mas mais arrepiante foi a confiança de Scott Gerber quando se mentalizou na hora que “apenas sabia que tinha de o fazer”, disse-me em conversa.

Com a ajuda de um colaborador, e usando sucata de tubos de alumínio, Gerber construiu o seu homem de tubo com cerca de dois metros de altura e um grande rosto sorridente. A caminho de casa, quando transportava o boneco, uma vizinha gostou do que viu e pediu-lhe para lhe construir uma estrutura em tubo idêntica, para suportar a sua caixa de correio. Ele assim o fez e logo percebeu que tinha a “semente” para fazer crescer um novo negócio.

Scott Gerber deu à nova empresa o nome de TUBE DUDE, que traduzido à letra não podia ser mais explícito. No inicio, o “homem em tubo” era a sua própria publicidade. As pessoas iriam vê-los nas redondezas de Sarasota e iam querer adquirir um.

Desde 2010, TUBE DUDE vendeu mais de mil figuras em tubo e com um sorriso. Cada venda rondou entre mil e dois mil dólares. Algumas das figuras suportam caixas de correio, enquanto outras são simplesmente arte para jardins. Servem também para publicitar negócios: Uma loja de pizzas tem uma figura a segurar uma pizza.
A empresa de Gerber também vende t-shirts, chapéus, canecas e chaveiros com as figuras desenhadas na base do Smile. As suas vendas estimadas rondam os três milhões de dólares por ano.

TUBE DUDE tem uma fábrica em Sarasota, no Distrito de Rosemary, Flórida, e uma loja na Main Street, na zona central da cidade de Sarasota. No ano passado, Gerber obteve 100 mil dólares de incentivos do “County” de Sarasota, metade dos quais gastou na aquisição de máquinas de soldar e outro equipamento. A empresa emprega 12 pessoas, incluindo graduados na área de Design e colabora com a Universidade local de Arte, os quais ajudam os clientes a desenhar as figuras em tubo que pretendem. Este verão, Gerber vai enviar para Nova York figuras em tubo, com aproximadamente oito metros de altura, para serem colocadas em parques da cidade. Ele pensa que esta mostra do que fabrica vai trazer maior visibilidade ao negócio, e por conseguinte maior crescimento. E é muito verdade o que Scott diz, “este é o tipo de coisas que tocam as pessoas e que as fazem sorrir”.

Se Scott Gerber pode transformar a sua vida a partir de algo tão simples como as figuras sorridentes em tubo, então isso significa que há esperança para qualquer empreendedor, sonhadores, pessoas com ideias, pessoas determinadas, pessoas inovadoras. Leiam estas histórias verídicas de casos de sucesso empresarial, que podem “iluminar” os vossos espíritos para um dia também mudarem o rumo das vossas vidas.

Visitem o site www.tube-dude.com