Início / Notícias / Um movimento de hacker spaces e maker spaces

Um movimento de hacker spaces e maker spaces

hackers-makers

Hoje já é possível para qualquer pessoa aceder a sites como o Thingiverse (www.thingiverse.com) e fazer o download de um desenho para imprimir em casa. É fácil de imaginar as possibilidades que o mercado das impressoras 3D vai trazer, nomeadamente com a queda dos preços destes equipamentos.

Muitos novos negócios de impressão, comercialização de projetos/desenhos (marketplaces), crowndsourcing de design e outro irão surgir.

Estamos a observar uma autêntica democratização da tecnologia. Com os padrões de hardware open source e o crescimento da impressão 3D será cada vez mais fácil para ‘pessoas comuns’ (ou seja, sem formação em áreas tecnológicas) conseguirem construir, fabricar, fazer coisas.

O Makerspace Maquijig é um espaço para aprender e pôr as ideias em prática, com muitos workshops – http://www.meetup.com/Makerspace-Maquijig/
– e espaços para criação e desenvolvimentos conceptuais. É ideal tanto para profissionais, que têm um espaço à medida para lançarem a sua ideia de negócio e porem em prática o plano de negócios, como para os amadores tornarem as suas ideias realidade. Para tal basta trazer a criatividade, que a Maquijig tem o espaço e as ferramentas necessárias.

Leia o artigo na íntegra aqui