Início / Newsletter / V Encontro Nacional de Gabinetes de Saídas Profissionais

V Encontro Nacional de Gabinetes de Saídas Profissionais

V Encontro Nacional de Gabinetes de Saídas Profissionais

No dia 20 de janeiro de 2016, a Universidade do Minho recebeu o V Encontro Nacional de Gabinetes de Saídas Profissionais.

Neste encontro, os participantes puderam assistir a um debate sobre novas formas de trabalho, “Isto já não é sobre trabalho”.

A mesa redonda contou com André Marquet (Productized Conference), Lara Seixo Rodrigues (Wool Festival), Tiago Sequeira (Startup Braga) e Rita Sampaio, fundadora do centro de empresas Maquijig e Haus. O debate contou com a moderação do orador Fernando Mendes, fundador do Cowork Lisboa.

O tema para este debate surgiu por vivermos uma mudança profunda de paradigma: as novas gerações querem um “trabalho” com um propósito. Para os jovens, ter apenas um trabalho já não é suficiente, tem de ser algo que motive, que exija sempre mais da própria pessoa. O emprego das 9 às 5 já não satisfaz e, por outro lado, aceitam facilmente a ideia de perderem algo, como dinheiro ou uma carreira convencional, para poderem ganhar mais: poderem ter maior liberdade, poderem viajar e conhecer novos destinos e culturas, sentindo-se realizados.

As empresas já começam a adaptar-se a esta nova força de trabalho e este debate focou-se especialmente a forma como agem para acompanhar esta mudança.

A Criatividade foi palavra de ordem, por ser uma das alavancas principais, e uma característica comum a todos os oradores.